Aposentadoria Para Pessoas de Baixa Renda

Publicidade

 A Aposentadoria Para Pessoas de Baixa Renda é um benefício avaliado e distribuído pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social com o objetivo de assegurar uma vida mais digna a todas as pessoas que se encaixam dentro dos requisitos mínimos do mesmo.

O que é essa modalidade de aposentadoria?
É uma possibilidade de contribuição mensal à Previdência Social, com alíquota reduzida de 5% sobre o salário mínimo, neste caso a base de calculo é a mesma, mas o percentual é menor que na modalidade convencional. Firmada em 2011, visa atender as pessoas que não trabalham fora ou seja, que não atuam n mercado formal e com carteira assinada, e pertencem a núcleos familiares de baixa renda. Desta forma, após o recolhimento das contribuições, estas pessoas ter garantido o  acesso a benefícios provenientes da previdência social, como licença-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez ou por idade.

Publicidade

A quem se destina a Aposentadoria para pessoas de baixa renda
Aos contribuintes que estão inscritos no Cadastro Único (mapeamento das famílias realizado pelo governo federal, que visa a identificação dos núcleos familiares), que se dediquem unicamente ao trabalho doméstico na própria casa ou residência (donas e donos de casa) e que façam parte de uma família com renda mensal de até no máximo dois salários mínimos. Essas pessoas não podem ter rendimentos individuais e próprios, e, além disso, os dados no Cadastro Único devem ser atuais e estar sempre atualizados.

Publicidade

Publicidade

Como solicitar
É necessário comparecer a uma agência da Previdência Social (ou do INSS) e requerer a inscrição na modalidade Contribuinte Facultativo de Baixa Renda. É necessário e informar o Número de Identificação Social (NIS) e buscar todas as informações e orientações sobre o programa e também  suas condições e termos , antes de começar a efetuar os pagamentos.

> > Aproveite para conhecer também o Empréstimo Com Baixa Taxa de Juros da Caixa

Para saber mais sobre Aposentadoria para pessoas de baixa renda, é recomendado o acesso ao site da Previdência Social, ou o comparecimento em alguma agencia.

SAIBA MAIS : TELEFONE POPULAR 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *