Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras

Publicidade

O Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras, tem muitas e novas informações, basicamente o que foi mudado é a taxa de juros, o prazo dos pagamentos e a ampliação deste programa, essas regras já estão validas para este mesmo ano, o estudante que já é participante do Fies pode migrar para as atualizações disponíveis.

O Ministério da Educação informou recentemente a disposição de 310 mil novas vagas que já estão acessíveis para este mesmo ano, uma das mudanças é a disposição de 100 mil novas vagas para estudantes das famílias carentes, eles contarão com juro zero. Sobre as outras vagas elas vão ter os juros variáveis, dependendo do banco onde a pessoa vai fazer o financiamento estudantil.

Publicidade

Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras
Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras

Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras – informações

A taxa de juros atualmente é 6,5% fixa ao ano e segundo o ministro da Educação Mendonça Filho, as taxas irão diminuir, hoje é possível financiar 100% do curso, a taxa de juros do Fies é determinada através das políticas de crédito dos fundos constitucionais administrados através de bancos da região e ainda cerca de 150 mil contratos terão taxa de 3,5%.

Publicidade

Publicidade

Fim da carência
Junto a esta informação foi estabelecido o fim do prazo da carência que foi de 18 meses, depois do fim do curso, os estudantes tinham um prazo para começar logo os pagamentos, agora a pessoa pode começar os pagamentos um mês depois de já estar empregada e o prazo máximo para fazer os pagamentos é de 14 anos.

No novo sistema já implantado no Fies o dinheiro recebido pelo indivíduo é descontado, isto no caso do emprego por meio do eSocial que é um sistema que é utilizado pelas empresas para pagar contribuição e fornecer informações ao governo. Em caso de o indivíduo não ter renda o saldo pode ser quitado via prestações mensais sendo de acordo com pagamento mínimo deste financiamento.

O mesmo critério é utilizado para os estudantes que perderem o emprego ou que ainda desistirem do curso iniciado, para fazer parte deste financiamento o curso deverá ter conceito igual ou maior a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ou possuir uma autorização do MEC para funcionar.

LEIA MAIS SOBRE: SEM PARAR, VIAJE SEM PERDER TEMPO EM PEDÁGIOS

Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras
Fies Financiamento Estudantil e Suas Novas Regras

 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *