Isenção das Taxas de Inscrição Para Concursos Públicos

Publicidade

O funcionalismo publico e a estabilidade que esses cargos oferecem tem sido objeto de desejo de muitos candidatos de concursos. Normalmente as taxas são elevadas, mas há uma opção a Isenção das taxas de inscrição em concursos Públicos. Quer saber quem pode ter a isenção? Fique por aqui que te passo algumas dicas.

O que é essa isenção de taxa?
Isenção de pagamento da taxa de inscrição em certames público de órgãos e instituições do Poder Executivo Federal (ou seja, ligados a União), assim como em processos de seleção simples para a contratação de recursos pessoais por tempo determinado para atender a necessidades pontuais e de excepcional interesse público.

Publicidade

Isenção de Taxas
Isenção de Taxas

Quem pode ter a isenção?
Candidatos inscritos em processos de seleção e concursos públicos vinculados ao Poder Executivo, que esteja inscrito junto o Cadastro Único do Governo Federal brasileiro.

Publicidade

Publicidade

Como fazer a solicitação da Isenção das taxas de inscrição em concursos Públicos?

O candidato interessado na isenção da taxa de inscrição no concurso publico ou processo seletivo para cargos em órgãos vinculados ao Poder Executivo, precisa solicitar junto a banca examinadora, executora e aplicadora do certame, de acordo com aas normas e regras previstas no edital norteador dos termos do concurso. A instituição responsável pela execução do concurso deverá consultar o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), para consultar e certificar da veracidade das informações prestadas e declaradas pelo candidato, e após análise realizar a divulgação do resultado dos pedidos formulados. É necessário que o candidato a vaga ofertada pelo pode executivo, apresente o Numero de Identificação Social (NIS), para que haja a autorização da isenção da referida taxa.

A conferencia de se as informações são verdadeiras e se confirmam com as presentes no Cadastro Único, é feita pelo Sistac, sistema do governo responsável pelo cruzamento e checagem de dados. É possível ainda que o candidato acompanhe o andamento do pedido de isenção por meio da internet no endereço eletrônico do Ministério de Desenvolvimento Social.

> > Aproveite para conhecer também o Empréstimo Com Baixa Taxa de Juros da Caixa

Para saber mais sobre a Isenção das taxas de inscrição em concursos Públicos, é só acessar o site o MDS ou entrar em contato com a banca aplicadora do Concurso Publico.

SAIBA MAIS TAMBÉM: Qual a diferença entre Fies, Sisu, Prouni e Quero Bolsa

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *